5º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Trabalhos Científicos


Os trabalhos científicos apresentados e divulgados no 5º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto têm relação com a própria Avaliação de Impacto e áreas afins. Confira abaixo as regras de submissão e as áreas temáticas contempladas.

 

REGULAMENTO GERAL

Serão 2 fases de submissão

1ª Fase: submissão de resumo

2ª Fase: submissão de trabalho completo (opcional)

A submissão do resumo não está vinculada ao pagamento da inscrição, porém o autor, para submeter, terá que fazer um cadastro em um sistema online de congressista para então poder submeter resumos, fazer inscrição no evento e em cursos e efetuar pagamento.

Importante: Os melhores trabalhos completos serão indicados para publicação em uma revista da área.

É com grande satisfação que comunicamos a parceria entre o 5° Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI21) e a revista Sustentabilidade em Debate. Assim, os 10 melhores trabalhos apresentados no congresso serão considerados para publicação na sessão dossiê da primeira edição do ano de 2022 da revista.

Os autores dos trabalhos selecionados serão informados da escolha e deverão colocar seu texto de acordo com as normas de publicação da revista. Os trabalhos ainda passarão pelo processo de avaliação por pares (double blind peer review) pela comissão científica do congresso, garantindo a idoneidade do processo e a qualidade da publicação. A revista conta com política de internacionalização e a versão final do artigo deve ser em inglês. Mais informações sobre a revista podem ser acessadas em https://periodicos.unb.br/index.php/sust/ e sobre o dossiê e prazos para publicação.

Clique aqui e baixe as regras do dossiê

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
 

Data Evento
23/04 a 17/05/2021 Prorrogado 24/05/2021 Prazo para a submissão dos resumos 

21/06/2021

Divulgação dos resumos aprovados

05/07/2021

Prazo para a inscrição dos autores dos resumos aceitos e para o envio dos resumos corrigidos
07/07 a 19/07/2021 Prorrogado 26/07/21 Período para a submissão dos trabalhos completos (opcional)
06/09/2021 Divulgação dos trabalhos completos aprovados
27/09/2021 Prazo para a submissão dos trabalhos completos corrigidos*

*Só serão encaminhados para os anais do evento os trabalhos completos corrigidos que estiverem de acordo com o template e as normas de submissão do evento.

1ª FASE – SUBMISSÃO DE RESUMOS - interno no sistema

Os Resumos serão submetidos de forma online.

Clique aqui e submeta seu resumo

Para submeter um Resumo, proceda conforme descrito abaixo:

  • Primeiramente, faça seu registro pessoal na página de Inscrição do Congresso. Você necessitará do login e da senha cadastrados para iniciar a submissão do(s) seu(s) Resumo(s).
  • Com o login e a senha cadastrados durante seu registro pessoal, acesse a área restrita para submeter seu Resumo.
  • Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de Resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  • Insira as três palavras-chave em ordem alfabética.
  • Se o trabalho tiver financiamento, favor citá-lo no campo Agência de Fomento e se possuir conflitos de interesse, citá-lo no campo Conflitos de Interesse.
  • Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio dos resumos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar a sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (essas alterações serão permitidas até o prazo final de envio dos resumos).
  • Caso não receba o e-mail automático de confirmação de submissão até no dia seguinte, confira se seu e-mail foi cadastrado corretamente ou se a resposta foi parar na caixa de SPAN. Se mesmo assim não receber a confirmação, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Sugerimos que entre em contato pelo e-mail eventos.vix5@wineventos.com.br, informando o ocorrido e o e-mail do responsável pelo trabalho.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa científica.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

Orientações para submissão dos Resumos

- Idioma: português.
- Tamanho máximo do resumo: 3000 caracteres com espaço.
- Os resumos deverão fazer referência ao contexto e importância das questões abordadas, objetivos do trabalho, métodos aplicados, principais resultados* e conclusões.
* Não serão aceitos trabalhos referentes a pesquisas em estágio inicial de desenvolvimento, que não possuam resultados a serem apresentados.

No cadastro do Resumo serão informados todos os autores (no máximo cinco autores) e indicado o autor que irá apresentar o trabalho. Não será permitido incluir autores após o envio dos Resumos. Atenção na digitação das informações na ficha de inscrição (título e autores), pois essas informações serão utilizadas para gerar o certificado de apresentação do trabalho.

No ato da submissão do resumo, o autor deverá optar pela área temática e pela forma de apresentação pretendida (oral ou pôster). Trabalhos submetidos na modalidade oral, a critério da Comissão Científica, poderão ser direcionados para apresentação na forma de Pôster. A Comissão Científica determinará, além da forma de apresentação do trabalho, o dia e horário programados para a sua apresentação.

OS RESUMOS SUBMETIDOS EM 2020 PODERÃO SER EXCLUÍDOS OU EDITADOS (INCLUSIVE PODENDO MUDAR DE ÁREA TEMÁTICA).

Áreas Temáticas

  • A reafirmação dos princípios e fundamentos que orientam a AIA em tempos de pós-verdade
  • Métodos para identificação e predição de impactos aplicados à Avaliação de Impactos
  • Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental
  • O papel da ciência na AIA e no Licenciamento Ambiental
  • Integração da AIA e instrumentos de política ambiental
  • Termo de Referência para a elaboração de Estudos
  • Racionalidade nas tomadas de decisão ambiental
  • Regulação da AIA e do licenciamento ambiental
  • Qualidade dos estudos de impacto ambiental
  • Impactos sociais, culturais e sobre a saúde
  • Efetividade dos sistemas de AIA no Brasil
  • AIA e a conservação da biodiversidade
  • Impactos cumulativos e sinérgicos
  • Avaliação Ambiental Estratégica
  • AIA e participação da sociedade
  • Serviços ecossistêmicos e AIA
  • Governança Ambiental e AIA
  • Mudanças climáticas e AIA
  • Integração AIA/SGA
  • Impactos Ambientais x Saneamento
  • Impactos Ambientas no contexto da Covid-19

ATENÇÃO: Somente serão aceitos resumos submetidos on-line, pelo site: avaliacaodeimpacto.org.br/cbai, até o dia 17/05/2021. Prorrogado para 24/05/2021. 

 

Informações Gerais

- A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica.
- Será emitido 1 (um) certificado em nome do apresentador do trabalho, onde constarão o título do trabalho e os nomes de todos os autores.
- Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica com base nos critérios estabelecidos pela mesma.
- A partir do dia 21/06/2021estará disponível no site avaliacaodeimpacto.org.br/cbai a lista de Resumos aprovados para apresentação na forma de pôster ou oral.
- Os autores que tiverem os resumos aprovados terão até o dia 05/07/2021 para encaminhar a versão final do resumo corrigido.
- A apresentação do trabalho no evento  é condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores até o dia 05/07/2021. Essa inscrição permite o máximo de 3 resumos por autor inscrito.

2ª FASE – SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO (opcional)

Clique aqui e submeta seu trabalho completo

-  Os autores que tiverem seus resumos aprovados poderão submeter trabalhos completos independentemente de serem referentes a apresentações orais ou pôster. O envio não é obrigatório, sendo reservado apenas àqueles autores que desejarem que seus trabalhos sejam publicados nos anais do evento.
- Os trabalhos deverão ser elaborados conforme o template de trabalho completo e atender às normas do evento. Não serão publicados trabalhos redigidos em desconformidade com o template e as normas do evento.
- Os trabalhos completos devem ser redigidos na língua portuguesa, com exceção do abstract. Os arquivos deverão estar no formato Word (versão 97-2003 ou superior).
- O período limite para envio dos trabalhos completos é de 07/07 a 19/07/2021. Prorrogado o limite para envio dos trabalhos completos para 26/07/21.
- A partir do dia 06/09/2021 estará disponível no site avaliacaodeimpacto.org.br/cbai a lista dos trabalhos completos aprovados.
- Os autores que tiverem os trabalhos completos aprovados terão até o dia 27/09/2021 para encaminhar a versão final do trabalho completo corrigido.
- A publicação do trabalho nos Anais do evento é condicionada ao envio do trabalho completo corrigido (atendendo às solicitações/recomendações dos pareceristas) no modelo do template e atendendo às normas do evento.

NORMAS PARA OS TRABALHOS COMPLETOS

- Tamanho: máximo do arquivo Word de 3 Mb.
- Formatação: papel A4 (210 x 297 mm), orientação tipo retrato; Margens com 3 cm; Espaçamento simples entrelinhas; Fonte Arial, tamanho 11 para todo o texto; Páginas não numeradas.
- Título.
- Resumo e abstract: máximo de 3000 caracteres com espaço.
- O texto do artigo inclui Introdução (finalizando com objetivo(s) do trabalho), Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão ou Considerações finais e Referências.
- Extensão máxima do artigo final de 7 páginas (incluindo a totalidade da submissão, ou seja, resumo, abstract, texto do artigo, ilustrações, referências, e eventuais anexos).
- O texto de submissão dos trabalhos completos NÃO deverá identificar os autores (essas informações serão acrescentadas somente após o aceite do trabalho, quando do envio dos trabalhos completos revisados).
- O trabalho deverá ser apresentado no modelo do template de trabalho completo e de acordo com as normas descritas a seguir:

  • Todas as citações devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 10520:2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.
  • Todas as referências devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6023:2018 - Informação e documentação – Elaboração.
  • Os títulos de figuras, tabelas, quadros devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14724:2011 - Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação.

Importante
Os artigos completos serão publicados nos anais do evento, a serem disponibilizados no site da ABAI. Artigos fora das normas estabelecidas não serão publicados nos anais do evento e não serão considerados no processo seletivo dos melhores artigos que serão convidados para publicação em edição especial de periódico científico.

Clique aqui e baixe o template de trabalho completo