Trabalhos Científicos
Os trabalhos científicos apresentados e divulgados no 5º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto têm relação com a própria Avaliação de Impacto e áreas afins. Confira abaixo as regras de submissão e as áreas temáticas contempladas.
REGULAMENTO GERAL
Serão 2 fases de submissão
1ª Fase: submissão de resumo
2ª Fase: submissão de trabalho completo (opcional)
A submissão do resumo não está vinculada ao pagamento da inscrição, porém o autor, para submeter, terá que fazer um cadastro em um sistema online de congressista para então poder submeter resumos, fazer inscrição no evento e em cursos e efetuar pagamento.
Importante: Os melhores trabalhos completos serão indicados para publicação em uma edição especial da Revista Sociedade & Natureza (http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza).
CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
IMPORTANTE: em breve informaremos os novos prazos de submissão de resumos e trabalhos completos.
Data | Evento |
---|---|
(PRORROGADO 30/04/2020) |
Prazo para a submissão dos resumos |
(PRORROGADO 11/05/2020) |
Divulgação dos resumos aprovados |
(PRORROGADO 12/06/2020) |
Prazo para a inscrição dos autores dos resumos aceitos e para o envio dos resumos corrigidos |
13/07/2020 | Prazo para a submissão dos trabalhos completos (opcional) |
28/08/2020 | Divulgação dos trabalhos completos aprovados |
11/09/2020 | Prazo para a submissão dos trabalhos completos corrigidos* |
*Só serão encaminhados para os anais do evento os trabalhos completos corrigidos que estiverem de acordo com o template e as normas de submissão do evento.
1ª FASE – SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os Resumos serão submetidos de forma online.
Clique aqui e submeta seu resumo
Para submeter um Resumo, proceda conforme descrito abaixo:
- Primeiramente, faça seu registro pessoal na página de Inscrição do Congresso. Você necessitará do login e da senha cadastrados para iniciar a submissão do(s) seu(s) Resumo(s).
- Com o login e a senha cadastrados durante seu registro pessoal, acesse a área restrita para submeter seu Resumo.
- Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de Resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
- Insira as três palavras-chave em ordem alfabética.
- Se o trabalho tiver financiamento, favor citá-lo no campo Agência de Fomento e se possuir conflitos de interesse, citá-lo no campo Conflitos de Interesse.
- Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio dos resumos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
- Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar a sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (essas alterações serão permitidas até o prazo final de envio dos resumos).
- Caso não receba o e-mail automático de confirmação de submissão até no dia seguinte, confira se seu e-mail foi cadastrado corretamente ou se a resposta foi parar na caixa de SPAN. Se mesmo assim não receber a confirmação, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Sugerimos que entre em contato pelo e-mail eventos@wineventos.com.br, informando o ocorrido e o e-mail do responsável pelo trabalho.
- Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa científica.
- A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
Orientações para submissão dos Resumos
- Idioma: português.
- Tamanho máximo do resumo: 3000 caracteres com espaço.
- Os resumos deverão fazer referência ao contexto e importância das questões abordadas, objetivos do trabalho, métodos aplicados, principais resultados* e conclusões.
* Não serão aceitos trabalhos referentes a pesquisas em estágio inicial de desenvolvimento, que não possuam resultados a serem apresentados.
No cadastro do Resumo serão informados todos os autores (no máximo cinco autores) e indicado o autor que irá apresentar o trabalho. Não será permitido incluir autores após o envio dos Resumos. Atenção na digitação das informações na ficha de inscrição (título e autores), pois essas informações serão utilizadas para gerar o certificado de apresentação do trabalho.
No ato da submissão do resumo, o autor deverá optar pela área temática e pela forma de apresentação pretendida (oral ou pôster). Trabalhos submetidos na modalidade oral, a critério da Comissão Científica, poderão ser direcionados para apresentação na forma de Pôster. A Comissão Científica determinará, além da forma de apresentação do trabalho, o dia e horário programados para a sua apresentação.
Áreas Temáticas
- A reafirmação dos princípios e fundamentos que orientam a AIA em tempos de pós-verdade
- Métodos para identificação e predição de impactos aplicados à Avaliação de Impactos
- Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental
- O papel da ciência na AIA e no Licenciamento Ambiental
- Integração da AIA e instrumentos de política ambiental
- Termo de Referência para a elaboração de Estudos
- Racionalidade nas tomadas de decisão ambiental
- Regulação da AIA e do licenciamento ambiental
- Qualidade dos estudos de impacto ambiental
- Impactos sociais, culturais e sobre a saúde
- Efetividade dos sistemas de AIA no Brasil
- AIA e a conservação da biodiversidade
- Impactos cumulativos e sinérgicos
- Avaliação Ambiental Estratégica
- AIA e participação da sociedade
- Serviços ecossistêmicos e AIA
- Governança Ambiental e AIA
- Mudanças climáticas e AIA
- Integração AIA/SGA
ATENÇÃO: Somente serão aceitos resumos submetidos online, pelo site: cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br, até o dia 15 de março de 2020 PRORROGADO 30/04/2020.
Informações Gerais
- A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica.
- Será emitido 1 (um) certificado em nome do apresentador do trabalho, onde constarão o título do trabalho e os nomes de todos os autores.
- Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica com base nos critérios estabelecidos pela mesma.
- A partir do dia 06 de abril de 2020 PRORROGADO 11/05/2020 estará disponível no site cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br a lista de Resumos aprovados para apresentação na forma de pôster ou oral.
- Os autores que tiverem os resumos aprovados terão até o dia 09 de maio de 2020 PRORROGADO 12/06/2020 para encaminhar a versão final do resumo corrigido.
- A apresentação do trabalho no evento é condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores 09 de maio de 2020 PRORROGADO 12/06/2020. Essa inscrição permite o máximo de 3 resumos por autor inscrito.
- As apresentações ocorrerão em salas simultâneas, o que desde já configura a possibilidade de conflitos referentes à apresentação de múltiplos trabalhos por um mesmo apresentador.
2ª FASE – SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO (opcional)
Clique aqui e submeta seu trabalho completo
- Os autores que tiverem seus resumos aprovados poderão submeter trabalhos completos independentemente de serem referentes a apresentações orais ou pôster. O envio não é obrigatório, sendo reservado apenas àqueles autores que desejarem que seus trabalhos sejam publicados nos anais do evento.
- Os trabalhos deverão ser elaborados conforme o template de trabalho completo e atender às normas do evento. Não serão publicados trabalhos redigidos em desconformidade com o template e as normas do evento.
- Os trabalhos completos devem ser redigidos na língua portuguesa, com exceção do abstract. Os arquivos deverão estar no formato Word (versão 97-2003 ou superior).
- A data limite para envio dos trabalhos completos é 13 de julho de 2020.
- A partir do dia 28 de agosto de 2020 estará disponível no site cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br a lista dos trabalhos completos aprovados.
- Os autores que tiverem os trabalhos completos aprovados terão até o dia 11 de setembro de 2020 para encaminhar a versão final do trabalho completo corrigido.
- A publicação do trabalho nos Anais do evento é condicionada ao envio do trabalho completo corrigido (atendendo às solicitações/recomendações dos pareceristas) no modelo do template e atendendo às normas do evento.
NORMAS PARA OS TRABALHOS COMPLETOS
- Tamanho: máximo do arquivo Word de 3 Mb.
- Formatação: papel A4 (210 x 297 mm), orientação tipo retrato; Margens com 3 cm; Espaçamento simples entrelinhas; Fonte Arial, tamanho 11 para todo o texto; Páginas não numeradas.
- Título.
- Resumo e abstract: máximo de 3000 caracteres com espaço.
- O texto do artigo inclui Introdução (finalizando com objetivo(s) do trabalho), Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão ou Considerações finais e Referências.
- Extensão máxima do artigo final de 7 páginas (incluindo a totalidade da submissão, ou seja, resumo, abstract, texto do artigo, ilustrações, referências, e eventuais anexos).
- O texto de submissão dos trabalhos completos NÃO deverá identificar os autores (essas informações serão acrescentadas somente após o aceite do trabalho, quando do envio dos trabalhos completos revisados).
- O trabalho deverá ser apresentado no modelo do template de trabalho completo e de acordo com as normas descritas a seguir:
- Todas as citações devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 10520:2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.
- Todas as referências devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6023:2018 - Informação e documentação – Elaboração.
- Os títulos de figuras, tabelas, quadros devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14724:2011 - Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação.
Importante
Os artigos completos serão publicados nos anais do evento, a serem disponibilizados no site da ABAI. Artigos fora das normas estabelecidas não serão publicados nos anais do evento e não serão considerados no processo seletivo dos melhores artigos que serão convidados para publicação em edição especial de periódico científico.
Clique aqui e baixe o template de trabalho completo
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (oral e pôster)
Orientações em breve!