5º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Trabalhos Científicos


 

Os trabalhos científicos apresentados e divulgados no 5º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto têm relação com a própria Avaliação de Impacto e áreas afins. Confira abaixo as regras de submissão e as áreas temáticas contempladas.

 

REGULAMENTO GERAL

Serão 2 fases de submissão

1ª Fase: submissão de resumo

2ª Fase: submissão de trabalho completo (opcional)

A submissão do resumo não está vinculada ao pagamento da inscrição, porém o autor, para submeter, terá que fazer um cadastro em um sistema online de congressista para então poder submeter resumos, fazer inscrição no evento e em cursos e efetuar pagamento.

Importante: Os melhores trabalhos completos serão indicados para publicação em uma edição especial da Revista Sociedade & Natureza (http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza).

CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
 


IMPORTANTE: em breve informaremos os novos prazos de submissão de resumos e trabalhos completos.

Data Evento
15/03/2020
(PRORROGADO
30/04/2020)
Prazo para a submissão dos resumos

30/03/2020

(PRORROGADO

11/05/2020)

Divulgação dos resumos aprovados

02/05/2020

(PRORROGADO

12/06/2020)

Prazo para a inscrição dos autores dos resumos aceitos e para o envio dos resumos corrigidos
13/07/2020 Prazo para a submissão dos trabalhos completos (opcional)
28/08/2020 Divulgação dos trabalhos completos aprovados
11/09/2020 Prazo para a submissão dos trabalhos completos corrigidos*

*Só serão encaminhados para os anais do evento os trabalhos completos corrigidos que estiverem de acordo com o template e as normas de submissão do evento.

1ª FASE – SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os Resumos serão submetidos de forma online.

Clique aqui e submeta seu resumo

Para submeter um Resumo, proceda conforme descrito abaixo:

  • Primeiramente, faça seu registro pessoal na página de Inscrição do Congresso. Você necessitará do login e da senha cadastrados para iniciar a submissão do(s) seu(s) Resumo(s).
  • Com o login e a senha cadastrados durante seu registro pessoal, acesse a área restrita para submeter seu Resumo.
  • Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de Resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  • Insira as três palavras-chave em ordem alfabética.
  • Se o trabalho tiver financiamento, favor citá-lo no campo Agência de Fomento e se possuir conflitos de interesse, citá-lo no campo Conflitos de Interesse.
  • Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio dos resumos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar a sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (essas alterações serão permitidas até o prazo final de envio dos resumos).
  • Caso não receba o e-mail automático de confirmação de submissão até no dia seguinte, confira se seu e-mail foi cadastrado corretamente ou se a resposta foi parar na caixa de SPAN. Se mesmo assim não receber a confirmação, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Sugerimos que entre em contato pelo e-mail eventos@wineventos.com.br, informando o ocorrido e o e-mail do responsável pelo trabalho.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa científica.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

Orientações para submissão dos Resumos

- Idioma: português.
- Tamanho máximo do resumo: 3000 caracteres com espaço.
- Os resumos deverão fazer referência ao contexto e importância das questões abordadas, objetivos do trabalho, métodos aplicados, principais resultados* e conclusões.
* Não serão aceitos trabalhos referentes a pesquisas em estágio inicial de desenvolvimento, que não possuam resultados a serem apresentados.

No cadastro do Resumo serão informados todos os autores (no máximo cinco autores) e indicado o autor que irá apresentar o trabalho. Não será permitido incluir autores após o envio dos Resumos. Atenção na digitação das informações na ficha de inscrição (título e autores), pois essas informações serão utilizadas para gerar o certificado de apresentação do trabalho.

No ato da submissão do resumo, o autor deverá optar pela área temática e pela forma de apresentação pretendida (oral ou pôster). Trabalhos submetidos na modalidade oral, a critério da Comissão Científica, poderão ser direcionados para apresentação na forma de Pôster. A Comissão Científica determinará, além da forma de apresentação do trabalho, o dia e horário programados para a sua apresentação.

Áreas Temáticas

  • A reafirmação dos princípios e fundamentos que orientam a AIA em tempos de pós-verdade
  • Métodos para identificação e predição de impactos aplicados à Avaliação de Impactos
  • Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental
  • O papel da ciência na AIA e no Licenciamento Ambiental
  • Integração da AIA e instrumentos de política ambiental
  • Termo de Referência para a elaboração de Estudos
  • Racionalidade nas tomadas de decisão ambiental
  • Regulação da AIA e do licenciamento ambiental
  • Qualidade dos estudos de impacto ambiental
  • Impactos sociais, culturais e sobre a saúde
  • Efetividade dos sistemas de AIA no Brasil
  • AIA e a conservação da biodiversidade
  • Impactos cumulativos e sinérgicos
  • Avaliação Ambiental Estratégica
  • AIA e participação da sociedade
  • Serviços ecossistêmicos e AIA
  • Governança Ambiental e AIA
  • Mudanças climáticas e AIA
  • Integração AIA/SGA

ATENÇÃO: Somente serão aceitos resumos submetidos online, pelo site: cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br, até o dia 15 de março de 2020 PRORROGADO 30/04/2020

 

Informações Gerais

- A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica.
- Será emitido 1 (um) certificado em nome do apresentador do trabalho, onde constarão o título do trabalho e os nomes de todos os autores.
- Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica com base nos critérios estabelecidos pela mesma.
- A partir do dia 06 de abril de 2020 PRORROGADO 11/05/2020 estará disponível no site cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br a lista de Resumos aprovados para apresentação na forma de pôster ou oral.
- Os autores que tiverem os resumos aprovados terão até o dia 09 de maio de 2020  PRORROGADO 12/06/2020 para encaminhar a versão final do resumo corrigido.
- A apresentação do trabalho no evento  é condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores 09 de maio de 2020 PRORROGADO 12/06/2020. Essa inscrição permite o máximo de 3 resumos por autor inscrito.
- As apresentações ocorrerão em salas simultâneas, o que desde já configura a possibilidade de conflitos referentes à apresentação de múltiplos trabalhos por um mesmo apresentador.

2ª FASE – SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO (opcional)

Clique aqui e submeta seu trabalho completo

-  Os autores que tiverem seus resumos aprovados poderão submeter trabalhos completos independentemente de serem referentes a apresentações orais ou pôster. O envio não é obrigatório, sendo reservado apenas àqueles autores que desejarem que seus trabalhos sejam publicados nos anais do evento.
- Os trabalhos deverão ser elaborados conforme o template de trabalho completo e atender às normas do evento. Não serão publicados trabalhos redigidos em desconformidade com o template e as normas do evento.
- Os trabalhos completos devem ser redigidos na língua portuguesa, com exceção do abstract. Os arquivos deverão estar no formato Word (versão 97-2003 ou superior).
- A data limite para envio dos trabalhos completos é 13 de julho de 2020.
- A partir do dia 28 de agosto de 2020 estará disponível no site cbai2020.avaliacaodeimpacto.org.br a lista dos trabalhos completos aprovados.
- Os autores que tiverem os trabalhos completos aprovados terão até o dia 11 de setembro de 2020 para encaminhar a versão final do trabalho completo corrigido.
- A publicação do trabalho nos Anais do evento é condicionada ao envio do trabalho completo corrigido (atendendo às solicitações/recomendações dos pareceristas) no modelo do template e atendendo às normas do evento.

NORMAS PARA OS TRABALHOS COMPLETOS

- Tamanho: máximo do arquivo Word de 3 Mb.
- Formatação: papel A4 (210 x 297 mm), orientação tipo retrato; Margens com 3 cm; Espaçamento simples entrelinhas; Fonte Arial, tamanho 11 para todo o texto; Páginas não numeradas.
- Título.
- Resumo e abstract: máximo de 3000 caracteres com espaço.
- O texto do artigo inclui Introdução (finalizando com objetivo(s) do trabalho), Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão ou Considerações finais e Referências.
- Extensão máxima do artigo final de 7 páginas (incluindo a totalidade da submissão, ou seja, resumo, abstract, texto do artigo, ilustrações, referências, e eventuais anexos).
- O texto de submissão dos trabalhos completos NÃO deverá identificar os autores (essas informações serão acrescentadas somente após o aceite do trabalho, quando do envio dos trabalhos completos revisados).
- O trabalho deverá ser apresentado no modelo do template de trabalho completo e de acordo com as normas descritas a seguir:

  • Todas as citações devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 10520:2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.
  • Todas as referências devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6023:2018 - Informação e documentação – Elaboração.
  • Os títulos de figuras, tabelas, quadros devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14724:2011 - Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação.

Importante
Os artigos completos serão publicados nos anais do evento, a serem disponibilizados no site da ABAI. Artigos fora das normas estabelecidas não serão publicados nos anais do evento e não serão considerados no processo seletivo dos melhores artigos que serão convidados para publicação em edição especial de periódico científico.

Clique aqui e baixe o template de trabalho completo

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (oral e pôster)

Orientações em breve!