Dados do Trabalho
Título
PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA (PARÁ) EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE UM PROJETO DE MINERAÇÃO
Resumo
Embora indiscutivelmente seja responsável pela geração de riqueza e crescimento econômico, sendo ainda um dos importantes setores da economia brasileira, a indústria extrativa mineral está entre as atividades antrópicas que mais causam impactos ambientais negativos. Dessa forma, este estudo teve como objetivo averiguar a percepção da população de Conceição do Araguaia em relação aos impactos socioambientais e econômicos da atividade de mineração do Projeto Araguaia. O estudo foi realizada no município de Conceição do Araguaia – PA pertencente à mesorregião sudeste paraense, região amazônica. O Empreendimento minerador objeto de análise e estudo desta pesquisa tem como objetivo a implantação do Projeto Araguaia, que consiste em explorar sete depósitos de níquel laterítico, localiza-se no Projeto de assentamento rural Lote Oito (08), á 25 km do centro urbano da cidade de Conceição do Araguaia, com estimativa de vida útil do empreendimento de 25 anos, com uma produção média anual de 900 mil toneladas.
Para o desenvolvimento do estudo, foram aplicados questionários contendo questões, objetivas e subjetivas. Em sua maioria, abordando, dentre outros aspectos as perspectivas dos moradores sobre o Projeto de Mineração Araguaia no município de Conceição do Araguaia. Os resultados obtidos indicam que a comunidade não vê as empresas mineradoras tão somente como fonte de geração de emprego e renda, considerando insuficientes as ações praticadas em relação aos impactos ambientais gerados pela extração mineral. A população do município, demonstrou relativos conhecimentos sobre os impactos ambientais gerados pela mineração, porém a expectativa de geração de emprego e renda agregada a esse tipo de atividade é muito maior, a visão de desenvolvimento regional com a implantação de um empreendimento minerador predomina por ser um setor que gera diversos postos de trabalho á um longo período, tornando o município propicio a novos investimentos de diversas áreas da economia. É importante que aconteça pesquisas relacionadas a perspectivas da população que irão receber empresas mineradoras, bem como o acompanhamento dos impactos da mineração. O esclarecimento destas informações deverá ser repassado de forma clara e objetiva para a sociedade, abrangendo, os riscos aos quais a população estará exposta.
Palavras-chave
Mineração, Impactos ambientais, Percepção ambiental
Área
Qualidade dos estudos de impacto ambiental
Autores
ERLAN SILVA DE SOUSA, LUDIMILA APARECIDA RODRIGUES FERNANDES, ANDRESSA OLIVEIRA MORAIS DE SOUSA