5º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

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Dados do Trabalho


Título

Análise hierárquica das alternativas locacionais para implantação e ampliação de atividades aeroportuárias

Resumo

O binômio tipologia-localização é fundamental na análise de alternativas locacionais dos empreendimentos e deve considerar multicritérios que, aplicados, devem permitir a avaliação, hierarquização e escolha de sítios aptos a receber a implantação/ampliação de, por exemplo, um aeroporto. Em 1998, o município de Ribeirão Preto - SP apresentou um projeto para a implementação de um aeroporto internacional, com histórico de críticas sobre as escolhas locacionais. Considerando a expansão aeroportuária no Brasil e a necessidade de seleção adequada de alternativas locacionais de aeroportos, o presente estudo analisa as alternativas locacionais de ampliação do aeroporto Dr. Leite Lopes de Ribeirão Preto. A análise baseou-se em multicritérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais propostos pela International Civil Aviation Organization, Federal Aviation Administration e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, considerando os impactos intrínsecos da atividade aeroportuária e a capacidade de suporte do meio. Tais critérios foram complementados por dados do Sistema de Informação Geográfica, o que permitiu uma análise focada no território, abarcando a proximidade dos centros urbanos, relevo, hidrografia, pedologia, geologia, vegetação e uso do solo. Focou-se na identificação de impactos críticos não mitigáveis, por meio de uma escala de aptidão: inapta (0), ruim (1), boa (2) ou excelente (5). Para analisar a viabilidade das alternativas locacionais, calculou-se um produtório, em que o valor zero em pelo menos um fator inviabiliza a área, evitando a geração de impactos significativos, elemento primordial da hierarquia de mitigação. A metodologia empregada ponderou restrições específicas da localização e apontou os sítios Galo Bravo I e II e Sertãozinho I como os mais aptos a serem as localizações do aeroporto; e o sítio Dr. Leite Lopes, escolhido no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), foi considerado inapto em toda sua extensão por essa nova classificação. A diferença nos resultados do presente estudo em comparação com a análise do EIA do aeroporto Dr. Leite Lopes se explica pela análise multicritérios com ponderação de parâmetros socioambientais, além dos critérios considerados no EIA, de ordem técnico-econômica. Uma contribuição deste estudo seria a proposta de um instrumento de diagnóstico, que disponibilizaria ao EIA informações prévias, incluindo possíveis conflitos socioambientais, melhorando a análise da viabilidade ambiental do empreendimento baseada no binômio tipologia-localização.

Palavras-chave

Avaliação de Impacto Ambiental; Hierarquia de mitigação; Localização.

Área

Métodos para identificação e predição de impactos aplicados à Avaliação de Impactos

Autores

SILVIA SAYURI MANDAI, HELENE MARIKO UENO, MARCELO MARINI PEREIRA SOUZA