5º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

BANCO DE DADOS DE CARACTERIZAÇAO AMBIENTAL (BDCA.COM.BR) – FERRAMENTA DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA, DIAGNOSTICO AMBIENTAL E AVALIAÇAO DE IMPACTOS

Resumo

Resumo: O Banco de Dados de Caracterização Ambiental (BDCA) é um sistema que permite o armazenamento, consulta e compartilhamento de dados de qualidade de água, biota planctônica, cobertura do fundo, qualidade do sedimento, biota bentônica e nectônica (quelônios, aves e mamíferos) em ambiente marinho, além da possibilidade de inclusão de dados chave para o entendimento sinérgico e ecológico destes (como dados meteorológico-oceanográficos). Foi desenvolvido inicialmente para abrigar dados oriundos de Projetos de Caracterização Ambiental (PCAs) e Projetos de Monitoramento Ambiental (PMAs) no contexto do licenciamento ambiental federal de petróleo e gás natural conduzido pelo IBAMA, mas também pode receber dados de projetos de pesquisa com diversas estruturas e características. A plataforma foi desenvolvida por um conjunto de empresas petrolíferas através do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em estreita cooperação com a equipe técnica do IBAMA.
Este sistema, ao permitir a recuperação e reutilização de dados ambientais gerados no licenciamento, poderá subsidiar análises de sensibilidade ambiental na fase de planejamento setorial, qualificar a tomada de decisão sobre alternativas locacionais, fortalecer diagnósticos ambientais pela integração de dados de caracterização ambiental e tornar a avaliação de impactos ambientais de diferentes atividades offshore mais objetiva, permitindo o melhor direcionamento dos projetos de mitigação e monitoramento. A iniciativa tem como premissas: transparência e acesso total a dados para todos os usuários cadastrados (qualquer cidadão), construção de uma cadeia de responsabilidades bem clara e possibilidade de interconexões com bancos de dados ambientais mantidos por diferentes instituições.
O sistema web do BDCA foi desenvolvido em linguagem Ruby (versão 2.3.3) utilizando o framework MVC Ruby on Rails (versão 4.2.3). Os dados são armazenados e gerenciados pelo MongoDB (versão 2.3.8). O sistema possui interface responsiva, tendo como base o framework Bootstrap (versão 3.3.7).
Mais do que apenas um Banco para armazenar os dados, o sistema do BDCA oferece uma plataforma de simples utilização para a inclusão, revisão e visualização desses dados de forma intuitiva. Ele conta com uma interface de busca detalhada que torna possível correlacionar resultados de parâmetros obtidos por diferentes projetos e esforços, anteriormente dispersos em relatórios e estudos, além de fornecer saídas gráficas e espaciais para análise da variação de cada parâmetro de interesse.
Em seu lançamento em fevereiro/2020, o sistema já contava com dados obtidos em diversas bacias sedimentares (Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará, Campos e Santos) e as licenças ambientais emitidas desde então trazem como condicionante a obrigação de inserir os dados no BDCA. A plataforma segue sendo aprimorada com objetivo de se tornar referência na gestão de dados oriundos do licenciamento ambiental.

Palavras-chave

diagnóstico, caracterização, monitoramento

Área

Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental

Autores

PAULA VIEIRA CASTELLÕES, FREDERICO LUNA RINALDI, ALEXANDRE SOUZA, CRISTIANO VILARDO, SONIA BROTAS