5º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Dados do Trabalho


Título

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇAO DO SOLO NA SUB-REGIAO HIDROGRAFICA ITACAUNAS

Resumo

INTRODUÇÃO
O conhecimento do uso e ocupação do solo se torna necessário na tomada de decisões diante da realidade atual da ocupação desordenada e, devido principalmente ao descumprimento da atual legislação ambiental, os problemas existentes nas bacias hidrográficas fazem com que seja necessária a elaboração de diagnósticos, visando o correto uso/prognóstico de forma a melhorar o entendimento dos fatores naturais e artificiais que venham contribuir com a minimização dos problemas. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi de mapear o uso e ocupação do solo no período de 1985 a 2017.
METODOLOGIA
A área de estudo é a Sub-Região Hidrográfica Itacaiúnas (SRHI) localizada no estado do Pará e pertencente a Unidade de Planejamento Hídrico Tocantins Araguaia (UPHTA). Para a obtenção dos dados de uso e ocupação do solo utilizou-se a plataforma do Projeto MapBiomas que é uma iniciativa do Observatório do Clima, com parceria de uma série de universidades e empresas de tecnologias, se caracterizando como uma rede multi-institucional, com o objetivo de mapear anualmente o uso e ocupação do solo e monitorar as mudanças territoriais (MAPBIOMAS, 2019) Os arquivos são disponibilizados em arquivos rastes já classificados com valor de pixel entre 1 e 33 onde cada valor representa uma classe de uso do solo, podendo ser baixados por municípios, estados ou biomas adotando-se as bases cartográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
RESULTADOS
A sobreposição dos municípios que intercedem a sub-região hidrográfica possibilita a visualização da participação de cada cidade na ocupação do solo em seu território. De acordo com os dados obtidos, nota-se que Municípios como Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Água Azul do Norte e Marabá participam ativamente da pecuária dentro da SRHI. É válido ressaltar, que a Floresta Plantada apresentou ocorrência somente a partir do ano de 2015, e somente no Sudeste de Eldorado do Carajás e no Leste do município de Piçarra.
A Formação Florestal apresentou uma diminuição em sua área ocupada de 38,9%, em contra partida, a Pastagem aumentou 37,9%, indicando, portanto, uma mudança drástica no uso do solo em atividades antrópicas, ocasionando na perda da vegetação nativa para a produção de animais, contudo, as demais classes apresentaram comportamento constante no período observado.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o mapeamento do uso e ocupação do solo possibilitou a percepção do dinamismo da região no que diz respeito ao desenvolvimento local. O grande crescimento da classe pecuária mostra que a SRHI teve seu potencial atingido no que diz respeito a extensão territorial ocupada. Por tanto, o crescimento da pastagem pode ter um impacto expressivo na dinâmica física, biótica e socioeconômica da região. Destaca-se também a importância das unidades de conservação na região para a preservação da biodiversidade.

Palavras-chave

Bacia, Pastagem, SIG

Área

Métodos para identificação e predição de impactos aplicados à Avaliação de Impactos

Autores

KELVIS NUNES DA SILVA, EDUARDA COSTA FERREIRA, VANESSA SILVA OLIVEIRA, GLEIDSON MARQUES PEREIRA, GLAUBER EPIFÂNIO LOUREIRO