Dados do Trabalho
Título
PROJETO BARRAGINHAS ES
Resumo
As perdas de água e de solo são as principais consequências do desmatamento e do uso inadequado da terra. A atividade agropecuária, caso executada sem planejamento, técnica e controle, é uma das razões dessas implicações, acarretando impactos ambientais, tais como: erosão e compactação do solo, redução de nutrientes, da capacidade de infiltração e da altura lençol freático. No Estado do Espírito Santo, nos anos de 2014 a 2017, ocorreu um período de estiagem com déficit hídrico generalizado e mesmo após esse período algumas regiões não apresentaram uma recuperação hídrica.
As Barraginhas tem como objetivo a infiltração da água pluvial nos estabelecimentos rurais, proporcionando a recuperação do lençol freático e dos impactos no solo erodido.
As Barraginhas são pequenas bacias escavadas em formato circular ou semi-circular, com diâmetro médio de 10 a 18m e profundidade média entre 1,1 e 1,6m. Sua construção ocorre de forma dispersa nas pastagens e lavouras, armazenando o escoamento superficial e a precipitação direta, de acordo com a conformação e topografia da paisagem. Posteriormente essas pequenas caixas artificiais permitem maior infiltração de água no solo, diminuindo a erosão em suas diversas formas, aumentando o nível de água nos lençóis freáticos e nascentes, melhorando a disponibilidade de água para irrigação, criação de animais e consumo humano. Devido ao baixo custo e adaptabilidade a diversas realidades, as Barraginhas são uma ótima opção para a instalação em propriedades de agricultores familiares, podendo ser adaptadas e disseminadas para diversos tamanhos de propriedades rurais. A tecnologia foi aplicada ao longo do Estado de norte a sul. Para seleção da área de abrangência do projeto foram consideradas as resoluções publicadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH/ES nos anos de 2015 e 2016 frente ao cenário de escassez hídrica, nas quais foram listadas diversas áreas em situações extremamente críticas do ponto de vista de disponibilidade de água, bem como o índice de desenvolvimento humano dos municípios, os impactos econômicos provocados pela estiagem e a propensão natural da propriedade rural/microbacia. As Barraginhas foram implantadas em propriedades rurais (10) e em fazendas experimentais (FE) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER (2). Nas unidades experimentais, foram caracterizados e identificados os seguintes indicadores de monitoramento: densidade, granulometria, umidade, textura e velocidade de infiltração básica do solo e a; perda e/ou recuperação do solo e do lençol freático. Para cada caracterização e indicador foi utilizada a técnica científica padrão.
Com os resultados quantitativos obtidos dos indicadores de monitoração nas FE, verifica-se uma melhora na altura do lençol freático e na conservação do solo.
Conclui-se que as Barraginhas possuem a capacidade de mitigar os impactos causados pela erosão antrópica e atividade agropecuária.
Palavras-chave
Conservação do solo. Mitigação de impactos. Recuperação hídrica
Área
Impactos sociais, culturais e sobre a saúde
Autores
CINTIA APARECIDA BREMENKAMP, VINICIUS BRAGA PELISSARI, JUAN FELIPE BARRIOS LOPEZ, LUCIANO MENEZES PEREIRA, MARIA BUTRON SEVILLANO