VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos Digital

Trabalhos Científicos


ANAIS DO CONGRESSO

Clique no botão abaixo e faça o download.

ANAIS DO CONGRESSO

 

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

A Comissão de Trabalhos Científicos e a Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) convidam a todos os inscritos no VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos a participarem do evento submetendo seus resumos para análise e apresentação em formato e-pôster.

A ANCP se orgulha em cumprir o papel de disseminar conhecimentos e ciência, assim como de partilhar relatos dos profissionais que se dedicam ao desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no país.

 

Datas importantes

Submissão de resumos: 28/08/2020 (PRORROGADO)

Liberação dos resultados: 09/10/2020

Envio do pôster (para trabalhos aprovados): 30/10/2020

 

Submissão de resumos

Passo a passo para submissão de resumos

1) O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso. O autor responsável pela submissão do resumo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento.

Observações: Não é necessário efetuar o pagamento no momento da submissão. Este poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Sobre análise ética de pesquisas: ao submeter os resumos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

6) Antes de enviar seu resumo, revise: eventuais alterações não serão permitidas após o envio.

7) O autor principal deve preencher corretamente seu e-mail, pois todas as comunicações referentes ao trabalho serão feitas a esse autor pelo e-mail cadastrado.

8) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique no botão "Desconectar".

9) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (autor que o submeteu), confirmando sua submissão.

10) Os trabalhos aprovados serão registrados e publicados em formato de Anais Eletrônicos no site do congresso e disponibilizados ao público.

 

Regras gerais

O resumo deve ser enviado em português. É fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário poderá ser motivo de recusa do mesmo.

O prazo para submissão dos resumos é: 14 de agosto de 2020.

Limite de trabalhos que podem ser submetidos por autor responsável: 2 (dois). Observação: o autor pode estar na lista de autores de quantos trabalhos forem cabíveis a ele, mas ele poderá submeter apenas 2, sendo portanto o autor responsável de, no máximo, 2.

Limite de autores por trabalho: 10 (dez).

Os resultados serão divulgados na área restrita do autor, no dia 09/10/2020. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

O responsável pelo envio do resumo, após obter a aprovação deste, precisará confirmar o pagamento de sua inscrição até 16/10/2020. Os valores respeitarão as datas da tabela disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos resumos. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência, seja por não aprovação do resumo submetido ou outros.

Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após o envio destes. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

Ao submeter os resumos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. Os pareceres poderão ser solicitados a qualquer momento pela Comissão de Trabalhos Científicos.

A Comissão de Trabalhos Científicos e a diretoria da ANCP reservam-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa, como também não se responsabilizarão pelo conteúdo das pesquisas, sendo inteira responsabilidade dos autores.

 

Normas para submissão dos resumos

• O título deverá ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com o limite de 150 caracteres com espaço.

• O texto do resumo não deve exceder 1500 caracteres com espaço (não deve incluir título, autores, instituições, bibliografia e palavras-chave).

• O autor deve escolher uma das categorias para inscrever seu resumo. Caso o resumo se encaixe em uma ou mais categorias, deve-se escolher a que apareça predominantemente no trabalho.

• Os resumos não podem usar recursos como tabelas ou gráficos, sendo que esses só poderão ser usados nos pôsteres, caso o trabalho seja aprovado.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas.

• O resumo deverá ser digitado em corpo único, seguindo as sequências abaixo, a depender da estrutura envolvida:

Pesquisas e revisões: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.

Relato de experiência: Apresentação do Caso/ Serviço, Discussão e Comentários Finais.

 

Categorias dos trabalhos

I - Políticas de Saúde e Intersetoriais

  1. Níveis de atenção (baixa, média, alta complexidade)
  2. Linhas de cuidado
  3. Redes de atendimento
  4. Gestão de serviços
  5. Ações intersetoriais
  6. Instituições de Longa Permanência
  7. Hospices
  8. Saúde pública
  9. Outras políticas em saúde

II - Grupos Populacionais

  1. Criança e adolescente
  2. Adulto e idoso
  3. Minorias (LGBT, indígenas, refugiados, entre outros)
  4. Família e cuidadores
  5. Profissionais de saúde
  6. Outros grupos

III - Cuidado em Saúde

  1. Controle de sintomas
  2. Comunicação e informação em saúde
  3. Espiritualidade
  4. Fim de vida
  5. Luto
  6. Bioética
  7. Plano de cuidados
  8. Outros cuidados em saúde

IV - Educação e Ensino

  1. Ligas
  2. Extensões
  3. Coletivos e movimentos sociais
  4. Estruturação curricular
  5. Metodologias de ensino

V - Cuidados Paliativos no contexto da COVID-19

  1. Trabalhos referentes a contribuição dos cuidados paliativos na pandemia do COVID-19 (não serão aceitos trabalhos sem relação com cuidados paliativos)

 

Sobre os e-pôsteres

Os e-pôsteres deverão conter: código do trabalho (enviado juntamente com a aprovação do resumo), título, autores, filiação, o trabalho em si e bibliografia.

Os e-pôsteres deverão ser enviados via plataforma de inscrição em formato PDF, seguindo o modelo de arquivo enviado. Prazo final de anexo do e-poster 30/outubro/2020. Caso o e-pôster não seja enviado até a data limite, o trabalho automaticamente é desclassificado.

Os trabalhos ficarão expostos em aba própria no site do evento.

 

Avaliação dos trabalhos

Os pôsteres serão avaliados, de acordo com os itens descritos abaixo:

  1. Apresentação geral
  2. Metodologia científica
  3. Originalidade
  4. Capacidade de resumo
  5. Escrita (gramática)

Em cada item, será atribuído uma nota de 0 a 2 por cada membro da banca de forma independente.

Esses itens serão somados chegando-se a nota de cada resumo por avaliador.

A nota final se dará pela média aritmética das notas dos avaliadores.

Caso tenha empate, será considerada primeiramente a nota do item 1. Se o empate se mantiver, do item 2. Se mesmo assim, se mantiver, do item 3, depois 4, depois 5. Caso existe ainda empate, será utilizado como critério a data anterior de submissão.

 

Certificados

O certificado será em formato PDF online.

Para receber o certificado após o evento, o autor responsável (que foi quem submeteu o trabalho) deve ter participado do evento e atendido ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

Importante: Será emitido apenas 1 certificado por trabalho, sendo enviado para o autor principal, cabendo a esse a distribuição entre os demais autores do resumo.