Apresentação
VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos - Digital
O ano de 2020 representa um marco muito importante para a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Começamos o ano completando 15 anos de existência. Nesse período a ANCP se tornou a principal referência sobre Cuidados Paliativos no Brasil, dando suporte a muitos profissionais a ajudarem pacientes e seus entes queridos a lidarem com situações críticas em saúde. Diversas estórias e vidas das quais procuramos sempre aliviar o sofrimento e promover sua dignidade, com o acolhimento inerente ao nosso modo de ser no Brasil.
E justamente quando fazemos 15 anos, nos vimos frente a um dos maiores desafios – senão o maior – que o sistema de saúde e a ANCP já enfrentaram: a pandemia causada pelo COVID-19 Temos lidado com essa situação priorizando medidas que ressaltem as boas práticas dos Cuidados Paliativos e a saúde e segurança de profissionais de saúde e paciente, construindo uma relação democrática com a sociedade, baseado em competência e união.
Diante da situação ocasionada pelo COVID-19, a Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) junto com a Comissão Executiva do VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos e I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos Pediátricos decidiu pelo cancelamento do evento, concluído que o melhor cenário para preservar a saúde de todos e a qualidade do evento será o adiamento do evento presencial para o ano de 2022.
Em continuidade ao seu compromisso de desenvolver e promover conhecimento e ciência sobre Cuidados Paliativos, que tem se mostrado cada vez mais necessário nos dias atuais, a ANCP realizará de 04 a 07 de novembro de 2020 o VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos em formato digital, com uma programação adequada à plataforma.
Esse congresso, em um formato inovador, irá contemplar todo o impacto do COVID-19 nos Cuidados Paliativos e discutir caminhos para novas demandas, abordando também temas relevantes e atuais nos Cuidados Paliativos, além do COVID-19.
Visando a facilidade de todos, o evento será realizado em horários que a maioria dos participantes estejam em suas casas e tendo um custo adequado ao impacto da situação atual na renda de todos os participantes.
Apesar da distância física, queremos que o VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos seja uma oportunidade para trocar vivências e reafirmar a importância dos Cuidados Paliativos, realizado pelo trabalho de cada um de vocês.
E que transformemos esse momento difícil em um futuro promissor.
Forte abraço,
André Filipe Junqueira dos Santos
Presidente da ANCPGestão 2019-2021