Trabalhos Científicos


CLIQUE AQUI
PARA ACESSAR SUA INSCRIÇÃO
E SUBMETER SEU TRABALHO

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS – NORMAS E INFORMAÇÕES GERAIS

1. A reabertura para submissão de resumos ocorrerá no dia 05/03/2021. O prazo limite para envio dos resumos é 06/06/2021.

2. Os resumos poderão ser submetidos em Português ou Inglês.

3. Somente poderão ser submetidos resumos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento, sendo dois trabalhos por autor submissor. Não será obrigatório realizar o pagamento da inscrição previamente à submissão. Entretanto, caso o autor inscrito não efetive o pagamento em até 30 dias antes do evento, o trabalho, mesmo que classificado, não será apresentado durante o evento e será considerado recusado.

4. O autor deverá selecionar o tópico que melhor descreve o tema do seu resumo. Os tópicos selecionados serão utilizados para os processos de avaliação, seleção e programação científica.

5. Resumos referentes a relatos de caso poderão ser aceitos para apresentação, desde que abordem casos raros e relevantes à temática do congresso.

6. Trabalhos de revisão da literatura só serão aceitos quando se tratar de revisões sistemáticas ou meta-análises.

7. Protocolos de ensaios clínicos experimentais e não experimentais só serão aceitos se aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa e se devidamente registrados (ReBec - Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos ou ClinicalTrials).

8. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, trabalhos que não respeitem a Lei nº 11.794 de 8 de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais, serão indeferidos.

9. O número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) tanto para o CEP (estudos em humanos) quanto CEUA (estudos em modelos animais) deve obrigatoriamente ser informado no ato da submissão do resumo.

10. Estão isentos de aprovação do comitê de ética: i) trabalhos puramente teóricos, sobre gestão e sobre políticas públicas; ii) revisões sistemáticas ou narrativas; trabalhos de simulação que não envolvam seres humanos; trabalho que envolvam modelagem, prototipagem e testes de bancada em concepção de produtos tecnológicos; iii) protocolos de ensaios clínicos. Nos casos mencionados, o autor deve escolher a opção “NÃO SE APLICA” a aprovação do comitê de ética e justificar detalhadamente o motivo, sendo que, nos casos ii) e iii), o autor deve também incluir na justificativa o número de registro nos sites ClinicalTrials.gov, ReBEC ou PROSPERO.

11. Os resumos devem seguir as normas de estrutura conforme os modelos a serem baixados no item “ESTRUTURA DO RESUMO”. O cumprimento da totalidade das normas (fonte, espaçamento ou qualquer requerimento apontado no modelo) é obrigatório para o aceite do resumo.

12. Resumos aceitos e não apresentados durante o evento não serão certificados, nem publicados nos anais do Congresso.

13. Ao submeter o resumo, todos os autores concordam automaticamente que o mesmo seja publicado nos anais do Congresso.

14. O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade dos autores. Qualquer erro de digitação, gramática ou conteúdo será publicado da forma como submetido. 

 

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE RESUMOS

15. A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de envio online, cujos modelos estão disponibilizados no item “ESTRUTURA DO RESUMO”.

16. Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo. Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.

17. Apenas o autor responsável pelo trabalho deve preencher a ficha de cadastro. Especial atenção deve ser dada ao endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a organização do Congresso e o responsável pelo trabalho.

18. O autor principal visualizará, no momento da submissão, uma caixa indicando a submissão do trabalho com sucesso. Após isso, poderá acessar o trabalho enviado por meio do seu cadastro na plataforma de submissão.

19. No ato do preenchimento do formulário de envio online, o autor que apresentará o resumo deve ser indicado.

20. O resumo deve ser enviado em português ou inglês. Os autores devem assegurar-se de que o texto não contenha erros de digitação, gramática ou ortografia antes de enviá-lo. Especial atenção deve ser dispensada à correta grafia do nome dos autores para que a publicação e os certificados não contenham erros.

21. Deve ser utilizada a linguagem em primeira pessoa. Um indivíduo não poderá ser nomeado por sua incapacidade ou condição. Termos considerados discriminatórios ou ofensivos devem ser evitados, como por exemplo, “paciente portador de síndrome de Down”, “lesado medular”, e outros.

 

ESTRUTURA DO RESUMO

22. Os resumos devem seguir o seguinte formato indicado abaixo.

a) O título do resumo (máximo de 20 palavras).  O título deve descrever claramente o conteúdo do resumo.

b) Nome do apresentador do trabalho sublinhado e nome de todos os coautores.

c) Detalhes de contato dos autores (nome completo, afiliação, cidade e país de todos os autores, além de e-mail do autor que realizou a submissão). Identificar filiação com número ordinal sobrescrito após o nome de cada autor.

d) Conteúdo do Resumo

i) Contextualização: Deixar explícita qual foi o contexto, motivação e relevância do estudo.

ii) Objetivos: Mencionar a razão principal para a condução do estudo (projeto de pesquisa, desenvolvimento de um novo programa, método, teoria ou recurso). Mencionar os objetivos secundários, se houver. 

iii) Métodos: Descrever o tipo de estudo, população, local, duração, materiais e procedimentos envolvidos, bem como ferramentas avaliadoras de resultados (análise estatística, indicadores).

iv) Resultados: Apontar os principais achados das análises.

v) Conclusões: Descrever as principais contribuições do estudo, limitações e sugestões para trabalhos futuros.

vi) Implicações: Como os resultados do estudo poderão ser aplicados nas dimensões prática clínica, gestão, educação, políticas e outras.

Para baixar o modelo, clique aqui.

e) Conteúdo do Resumo - Revisão Sistemática

i) Contextualização: Deixar explícito qual foi o contexto, motivação e relevância do estudo.

ii) Objetivos: Mencionar a razão principal para a condução do estudo.

iii) Métodos: Sites de busca considerados, critérios de elegibilidade do estudo, participantes e intervenções; métodos de avaliação e síntese de estudos; análise estatística.

iv) Resultados: Principias achados da revisão.

v) Conclusões: Descrever as principais contribuições do estudo, limitações e sugestões para trabalhos futuros.

vi) Implicações: Como os resultados do estudo poderão ser aplicados nas dimensões prática clínica, gestão, educação, políticas e outras.

vii) número de registro da revisão sistemática se houver.

Para baixar o modelo, clique aqui.

f) Conteúdo do Resumo – Protocolo de Ensaios Clínicos

i) Título: Identificar como um ensaio clínico controlado randomizado.

ii) Contextualização: Deixar explícito qual foi o contexto, motivação e relevância do estudo.

iii) Objetivos: Mencionar a razão principal para a condução do estudo.

iv) Métodos: Descrever o tipo de estudo, população, local, duração, materiais e procedimentos envolvidos, bem como ferramentas avaliadoras de resultados (análise estatística, indicadores).

v) Implicações: Como os possíveis resultados do estudo poderão ser aplicados nas dimensões prática clínica, gestão, educação, políticas e outras.

Para baixar o modelo, clique aqui.

g) Conteúdo do Resumo – Relato de Caso

i) Título: Identificar como um relato de caso.

ii) Contextualização: Contexto, motivação e relevância do estudo, ressaltando o ineditismo e a contribuição específica do estudo deste caso.

iii) Descrição do caso: Descrição detalhada do caso, com as informações do paciente, seu estado de saúde, incapacidade e funcionalidade, métodos de avaliação e terapêuticos utilizados, local de desenvolvimento do estudo e desdobramentos.

iv) Discussão: discutir os dados e a evolução do caso com relação ao previamente estabelecido no corpo de conhecimento da área. Enfatizar a importância e singularidade do caso, principalmente com base na revisão da literatura relevante ao tema.

v) Implicações: Como os possíveis resultados do estudo poderão ser aplicados nas dimensões prática clínica, gestão, educação, políticas e outras.

Para baixar o modelo, clique aqui.

h) Palavras-chave (de 3 a 6), que devem estar indexadas no DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Acesso em: www.decs.bvs.br) ou no  MeSH - Medical Subject Headings (Acesso em: https://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html).

i) Agradecimentos e Financiamentos: mencionar todas as fontes de recursos para seu estudo e órgãos ou entidades essenciais para a realização do mesmo. Mencionar caso não haja financiamento.

j) Conflito de interesses: os autores devem declarar todos os conflitos de interesses. Caso não haja, a frase “Os autores declaram não haver conflito de interesses.” deve estar contida ao final do resumo.

k) O resumo deve ter, no máximo, uma página. Resumos com mais de uma página serão automaticamente desclassificados.

23. O resumo deve ter no máximo 6 (seis) autores. A ordem de inclusão dos nomes dos autores será a mesma utilizada para a emissão do certificado. O resumo será submetido na forma de dois anexos em formato PDF. Um arquivo deverá conter o resumo completo, contendo o título, os nomes completos dos autores, suas titulações e filiações logo abaixo do título, e o texto do resumo. O outro arquivo deverá conter somente o título e o texto do resumo, omitindo-se os nomes dos autores, suas titulações e filiações, de forma a garantir o anonimato durante a avaliação pela comissão científica.

24. Não serão aceitos elementos como tabelas, gráficos e/ou figuras. Os autores devem assegurar-se de que todas as informações necessárias à compreensão e avaliação do estudo estejam informadas no corpo do resumo.

25. Deve ser informada qualquer publicação do trabalho submetido que tenha ocorrido anteriormente ao congresso.

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS E RESULTADOS

26. Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima pelos membros da Comissão Científica, ou seja, a Comissão não terá acesso aos nomes dos autores, coautores, nem da instituição à qual pertencem os autores dos resumos.

27. Os resumos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

i) O resumo possui aderência às áreas e categorias temáticas escolhidas?

ii) O estudo relata um assunto original, importante ou significante? Estimula a inquietação científica ou apresenta aprimoramento/inovação científica e/ou tecnológica?

iii) Os pressupostos teóricos e científicos/metodológicos foram cumpridos de forma a fundamentar a problemática discutida e as contribuições relatadas?

iv) As contribuições do trabalho potencializam o amadurecimento científico/tecnológico, o aprimoramento assistencial diagnóstico, profilático, terapêutico ou paliativo, e a gestão ou formulação de políticas públicas em saúde?

v) Os resultados e conclusões contribuem para o bem-estar de pessoas com deficiência?

28. Após a avaliação da Comissão Científica, o autor responsável será comunicado sobre o aceite ou não de seu trabalho por meio do e-mail cadastrado no formulário de envio online.

29. A lista dos trabalhos aceitos para apresentação será divulgada no site do congresso até o dia 25/06/2021.

30. É política do Congresso que todos os resumos sejam submetidos com a intenção de serem apresentados, caso sejam aprovados. Não submeta um resumo se não pretende apresentá-lo no evento. Uma vez estabelecidos os horários e locais de apresentação dos resumos, estes não poderão ser modificados. Os autores dos trabalhos selecionados assumem o compromisso, junto à Comissão Científica do evento, de comparecerem na data e horário estabelecidos para sua apresentação.

31. Os resumos apresentados no VI COBRAFIN serão publicados sob a forma de anais.

32. Os melhores trabalhos avaliados pela Comissão Científica do evento serão escolhidos para serem apresentados na forma oral durante a programação do VI COBRAFIN, e os autores serão comunicados por meio do e-mail fornecido durante a submissão do trabalho.

33. Os melhores trabalhos serão premiados com uma publicação em revista indexada, com seletiva política editorial, na forma de “Resumo Expandido”. A divulgação dos melhores trabalho ocorrerá na Cerimônia de Encerramento do VI COBRAFIN.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

34. Todos os resumos aceitos serão apresentados na forma de e-banner, organizados em sessões temáticas durante todos os dias do evento, conforme o tópico escolhido no momento da submissão (ver item 4).

35. Os autores deverão preparar um e-banner em slide único no programa Microsoft Powerpoint®, nas dimensões A4 vertical, modificado em DESIGN - TAMANHO DO SLIDE - A4 – RETRATO, conforme modelo fornecido pelo COBRAFIN (para acessar o modelo clique aqui). O arquivo deverá ser salvo em formato PDF e deverá ser submetido até 30/07/2021 para inclusão na programação científica.

36. Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral dentro da programação do VI COBRAFIN e deverão ser submetidos sob a forma de vídeo de até 10 minutos, utilizando o modelo de apresentação do congresso (para acessar o modelo, clique aqui) e gravado conforme o tutorial (para acessar o modelo, clique aqui).

37. As sessões temáticas de apresentação dos trabalhos serão compostas por um período para acesso e leitura dos e-banners, seguido de um período de discussão para perguntas do público, durante o qual, pelo menos um dos autores apresentadores deve estar presente e disponível para responder às dúvidas que possam surgir do público ou do avaliador.

 

Atendimento Científico: 
Gretty Resende (eventos.go@wineventos.com.br) | (62) 3241-3939 ou 98504-2555